quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Resenha: Corrente do Bem



É tentadora a proposta de que podemos mudar o mundo (para melhor) com pequenas ações em pouco tempo. Mas, mesmo que fosse simples e rápido: será que nos arriscaríamos a tentar?

É simples, é fácil, é possível. Porém, torna-se quase impossível na prática, porque precisa que todos acreditem que, por mais utópico que isto pareça ser, é real e concreto. Podemos mudar o mundo sim! Já mudamos muitas vezes, se analisarmos a história da humanidade.
“Mudar para melhor é utópico?”... Pode ser. Essa pergunta é respondida com outra: “O que é melhor?”.

O filme “Corrente do Bem” nos abre os olhos quanto às nossas ações do dia-a-dia. “O que fazemos para mudar o mundo? Passamos para frente a corrente do bem?”.
É apresentada a teoria de que se ajudarmos três pessoas com respectivos três favores nas quais as mesmas não conseguissem fazer por si só, criaríamos uma progressão geométrica (corrente) e através desta as boas ações se espalhariam pelo mundo todo. Matematicamente falando, isto não impediria que você fosse contemplado duas ou mais vezes dentro deste sistema benéfico. Baseado nisso, deduzimos que contemplaríamos um mundo de generosidades.

Entendo que a corrente do bem não é nada mais do que um princípio bíblico: devemos amar e respeitar o próximo e se a recíproca existir, teremos um mundo melhor. Desejar as melhores coisas, as mais grandiosas conquistas e ajuda-lo a realizar seus sonhos, trará uma imensa gratidão do mesmo que também procurará (se de boa vontade) fazer o mesmo por você.

Hoje, vivenciamos um mundo onde a grande maioria pertence ao grupo dos “sem vontades”. Há, ainda, aqueles que acreditam que o próximo é seu concorrente, nos negócios e no amor. Se vivermos competindo observaremos um mundo em desarmonia, um mundo de vencedores e perdedores. “Ao vencedor, as batatas” – Quincas Borba, Machado de Assis.

É preciso uma profunda reflexão para compreender quão humanitário nós somos e é preciso muitas linhas para escrever críticas da atual sociedade. Mas, quanto é preciso para melhorarmos o mundo? Um sorriso, um elogio, um carinho, um abraço, quando verdadeiros e motivados pela compaixão, podem trazer felicidade ao próximo. É muito mais fácil melhorar o mundo do que escrever como podemos melhorá-lo. Basta agirmos em prol da generosidade. Quanto generosos devemos ser? O bastante para proporcionar um momento feliz.

“Felicidade são os pequenos momentos que a vida nos oferece. Exemplos: Olhar uma árvore, acariciar o cachorro, sentir o cheiro do café que está sendo feito, conversar com um amigo. A vida produz momentos de alegria, de sofrimentos, de vitórias e de perdas. A felicidade não é um local aonde chegaremos, é uma maneira de viajar.

Felicidade é uma questão de atitude, simplesmente você decide que é feliz e tudo que fizer só vai colaborar para isso, as pessoas ao seu redor percebem e se sentem atraídas pelo seu bom astral, é como se você tivesse uma aura brilhando sobre você. Sou feliz com certeza e que bom que você também.
Felicidades!!!!”
– Nenê e Renatus, Une accolade.

Não espere para ser feliz e muito menos para cooperar para um mundo melhor. A moral desta história é: ser verdadeiramente feliz contribui para que você proporcione a felicidade a quem te cerca todos os dias. É também ser generoso o suficiente para saber que é teu dever compartilhar seus momentos felizes. Um sorriso é suficientemente poderoso para mudar o mundo para melhor. Tente! Arrisque-se!

Rodrigo Ferri Pontes

23 comentários:

Unknown disse...

eu ameii,eu assisti esse filme na escola e gostei,foi na aula de espanhól e a prof passou um trabalho e eu me interessei no filme e procurei saber mais na net!

Anônimo disse...

Euu amei esse fiilme..
é incrivel...
assisti ele na escola na aula de LINGUA PORTUGUESA ... e claro que podemos mudar o mundoo ...
pois são as pequenas coisas que fazem diferença...
vamos mudar o mundo gente!!!

FAZENDO COISAs DO BEM...

Os canalha disse...

Euu Gostei,Eu assisti Esse Filme Aqui Na Escola é Muito Bom esse filme. Vamo Fazer De tudo para mudar o mundo Vamo gente Ainda da Tempo é Só A gente Qerer Mudar.

Tatinha disse...

Eu gostei muito do filme,e gostaria de assistilo novamente...
eu gostei também, porque é um tema muito lindo.


tatiane

Unknown disse...

Gosteii muito desse filme, mostra o quanto é importante compartilhar momentos felizes, ajudar o proximo sem querer nada em troca, apenas querer o bem de quem vc ama, assistii o filme na escola, e espero que outros alunos possa ter essa mesma oportunidade.Porque vale a pena!

Mila.... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu gostei do filme eu assisti na aula de portugues..
Eu nao posso fala que gostei de tudo que eu dormi só um pouquinho pra varia, eu acho que todos tem que ser igual esse menino ajudar oque poder oitava série josiane

Tatinha disse...

euu gostei do filme ,foi muito legal.
gostaria de assisti-lo de novo...

SEMPRE AJUDE O PROXIMO
PAMELA

Unknown disse...

Este filme é muito legal,e alerta a gente de um assunto muito importante que tem pessoas que não da muita importancia com um assunto muito critico como este.
É verdade,é facil falar mas dificil colocar em pratica. Se todas pessoas fizesse o que falasse o mundo seria muito melhor e se o mundo fosse melhor iria existe pessoas bem mais faliz que ja são.(:8°B:)

http://habbiz.habbos.com disse...

gotei desse filme pq mostra q as pessouas desse filme n ficam so falando em mudar o mundo mas tambem pensão em agir ....assist ente filme na escole e aprendi ua grante lisão de vida....eu recomendo para muitoas pessouas...qem sabe ela n param de pensar em si mesmo tambem no mundo....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu gostei muito do filme porque ele trata de uma historia real e que acontece muito no mundo de hoje.

naty disse...

Natália=Eu gostei um pouco porque fala da "AMIZADE"dos amigos,é muito bom o filme eu assiti na escola na aula de "PORTUGÊS"nele fala sobre o caminho da felicidade,se refletimos ele nós do mundo seriamos mais feliz.
Alessandra=Eu adorei muito esse filme,porque ele ensina muitas coisas que fazem partes de nossas vidas.
Tambem ensinam as pessoas a cuidarem mais do nosso mundo,ajudando as pessoas que precisam de ajuda.

Unknown disse...

eu ameiii...
porque mostra que ainda tem pessoas que tentam mudar o mundo para melhor

bjoO

naty disse...

Eu gostei mito do filme espero assistir de novo.....
eu assistir na escola foi mto legal....
bjos...

Unknown disse...

Gostei muito do Filme pois realmente é um Filme muito interesante e que abre nossos olhos pro nosso dia a dia

acisti ele na aula de ESPANHOL
e o audio do filme era em INGLES
poka vergonha pra professora

naty disse...

tentadora-proposta-de-que-podemos-mudar3000

Unknown disse...

esse filme é muito loko. eu assisti
na escola na aula de Filosofia muito legal

Fernanda disse...

Adorei o filme ... so achei que Trevor não devia ter morrido ...

Unknown disse...

ameei esse filme mais nao gostei mto no final pois elee morre nao axei justo , mais me emocionei mtoo
Beijos;
ane (imã da helen haha)

uinnie disse...

Super interessante a maneira como o professor aplica seu método de ensino atravéz de projetos didáticos e estimulantes coomo foi no caso de Trevor.O filme relata não só o princípio de ajudar e amar os outros e sim uma inovação didática que o docente fez em sala de aula.Trouxe outra maneira de seus alunos verem o mundo,despertando a curiosidade,a inteligência e o exercicío da bondade e da gentileza.

Unknown disse...

Devemos ajudar o próximo,o amor é o que controla tudo.

Unknown disse...

Devemos ajudar o próximo,o amor é o que controla tudo.